Local: Quintal, Praça, Parque, Salão de Festas, Dentro de casa
Estimular: Imaginação, Criatividade, Atenção
Participantes: 8+
Material: Um anel
Como brincar:
Antes da brincadeira começar, um dos participantes é escolhido para passar o anel. O restante do grupo forma uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, para que ninguém desconfie onde está o anel.
Depois disso ele escolherá outro participante que não esteja com o objeto e este deve adivinhar onde o anel está. Se acertar será a vez dele passar o anel. Se errar é eliminado do jogo.
A brincadeira pode ficar mais interessante se o passador tiver mais de um objeto na mão. Pode ser um anel, uma bola de gude e uma moeda, por exemplo. Neste caso é preciso escolher antes quem deverá tentar adivinhar. Cada objeto é passado de uma vez. O jogador escolhido terá então que adivinhar qual objeto está na mão de quem.
Esta brincadeira também se chama...
Anelzinho, jogo do anel
37- MÍMICA
Faixa etária: Acima de 8 anos
Local: Dentro de casa, Salão de Festas, Quintal, Parque, Quadra de esportes
Estimular: Imaginação, Criatividade, Memória
Participantes: 6+
Material: Lápis e papel
Como brincar:
Divida os participantes em duas equipes. Em pedaços de papel escreva nomes de filmes, de pessoas famosas, desenhos animados ou provérbios. Sorteie os papeizinhos entre um participante de cada equipe, este não poderá revelar para o resto do grupo o que está escrito.
Por meio de gestos do representante, o resto do grupo deve tentar adivinhar qual é a frase que estava no papel. Determine um limite de tempo para as equipes desvendarem a mímica. Cada acerto valerá um ponto. A cada rodada mude os representantes das equipes.
Abuse da criatividade tanto para fazer os gestos quanto para chutar possíveis respostas. Com a ajuda de uma lousa faça a brincadeira propondo que os participantes façam desenhos em vez de mímicas, neste caso use frases mais complexas para deixar o jogo mais interessante.
38- CONTINUE O DESENHO
Faixa etária: Acima de 3 anos
Local: Dentro de casa, Salão de Festas
Estimular: Imaginação, Criatividade, Memória, Sequência, Cooperação
Participantes: 4+
Material: Lápis e papel
Como brincar:
Sentadas em um círculo a primeira criança faz um traço e passa o papel para a outra que dará continuidade a este traço e assim sucessivamente. Os rabiscos vão tomando forma até serem finalizados pela última criança. Quem começou a brincadeira tenta adivinhar que desenho o traço virou.
Como o resultado acaba surpreendendo principalmente os primeiros participantes é interessante estimular as crianças a conversarem sobre o que imaginavam enquanto faziam o traço. A cada rodada troque o participante inicial, assim, todos poderão começar e terminar um desenho.
39- BINGO SOBRE RODAS
Faixa etária: Acima de 4 anos
Local: No carro
Estimular: Estratégia, Criatividade, Memória
Participantes: 3+
Material: Lápis e papel
Como brincar:
Uma ótima alternativa para entreter crianças durante as viagens. Monte cartelas quadriculadas de 3x3 de acordo com o número de jogadores. Em cada quadradinho escreva números diferentes de dois dígitos.Para facilitar a localização, os números devem aumentar ou diminuir de cima para baixo.
Um dos participantes será o cantador. Este deverá olhar as placas e dizer em voz alta o número composto pelos dois primeiros dígitos das placas. Quem tiver o mesmo número na cartela deve marcá-lo. Vence quem preencher a cartela primeiro.
Esta brincadeira também se chama...
Bingo no carro.
40- RODA DO GATO E RATO
Faixa etária: Acima de 5 anos
Local: Parque, Praça, Salão de Festas, Dentro de casa, Quintal
Estimular: Agilidade, Cooperação, Velocidade
Participantes: 8+
Como brincar:
Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca.
O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo.
O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas.
Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo:
Gato: “Seu ratinho está?”
Todos: “Não, foi comer queijo.”
Gato: “A que horas ele volta?”
A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela.
No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.
Esta brincadeira também se chama...
Gato e rato.
37- MÍMICA
Faixa etária: Acima de 8 anos
Local: Dentro de casa, Salão de Festas, Quintal, Parque, Quadra de esportes
Estimular: Imaginação, Criatividade, Memória
Participantes: 6+
Material: Lápis e papel
Como brincar:
Divida os participantes em duas equipes. Em pedaços de papel escreva nomes de filmes, de pessoas famosas, desenhos animados ou provérbios. Sorteie os papeizinhos entre um participante de cada equipe, este não poderá revelar para o resto do grupo o que está escrito.
Por meio de gestos do representante, o resto do grupo deve tentar adivinhar qual é a frase que estava no papel. Determine um limite de tempo para as equipes desvendarem a mímica. Cada acerto valerá um ponto. A cada rodada mude os representantes das equipes.
Abuse da criatividade tanto para fazer os gestos quanto para chutar possíveis respostas. Com a ajuda de uma lousa faça a brincadeira propondo que os participantes façam desenhos em vez de mímicas, neste caso use frases mais complexas para deixar o jogo mais interessante.
38- CONTINUE O DESENHO
Faixa etária: Acima de 3 anos
Local: Dentro de casa, Salão de Festas
Estimular: Imaginação, Criatividade, Memória, Sequência, Cooperação
Participantes: 4+
Material: Lápis e papel
Como brincar:
Sentadas em um círculo a primeira criança faz um traço e passa o papel para a outra que dará continuidade a este traço e assim sucessivamente. Os rabiscos vão tomando forma até serem finalizados pela última criança. Quem começou a brincadeira tenta adivinhar que desenho o traço virou.
Como o resultado acaba surpreendendo principalmente os primeiros participantes é interessante estimular as crianças a conversarem sobre o que imaginavam enquanto faziam o traço. A cada rodada troque o participante inicial, assim, todos poderão começar e terminar um desenho.
39- BINGO SOBRE RODAS
Faixa etária: Acima de 4 anos
Local: No carro
Estimular: Estratégia, Criatividade, Memória
Participantes: 3+
Material: Lápis e papel
Como brincar:
Uma ótima alternativa para entreter crianças durante as viagens. Monte cartelas quadriculadas de 3x3 de acordo com o número de jogadores. Em cada quadradinho escreva números diferentes de dois dígitos.Para facilitar a localização, os números devem aumentar ou diminuir de cima para baixo.
Um dos participantes será o cantador. Este deverá olhar as placas e dizer em voz alta o número composto pelos dois primeiros dígitos das placas. Quem tiver o mesmo número na cartela deve marcá-lo. Vence quem preencher a cartela primeiro.
Esta brincadeira também se chama...
Bingo no carro.
40- RODA DO GATO E RATO
Faixa etária: Acima de 5 anos
Local: Parque, Praça, Salão de Festas, Dentro de casa, Quintal
Estimular: Agilidade, Cooperação, Velocidade
Participantes: 8+
Como brincar:
Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca.
O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo.
O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas.
Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo:
Gato: “Seu ratinho está?”
Todos: “Não, foi comer queijo.”
Gato: “A que horas ele volta?”
A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela.
No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.
Esta brincadeira também se chama...
Gato e rato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário