EDUCASUL - 24 A 26 DE OUTUBRO

Curso online de Aprendizagem Montessoriana
Curso online de Alfabetização

Pesquisar neste blog

domingo, 18 de setembro de 2011

49) Série 100 Brincadeiras - Encontre a Brincadeira Ideal Para o seu Filho - 41-45

41- LABIRINTO NO CHÃO


Faixa etária: Acima de 5 anos

Local: Parque, Calçada, Praia, Condomínio

Estimular: Agilidade, Velocidade, Estratégia, Raciocínio lógico

Participantes: 5+

Material: Giz para desenhar o labirinto

Como brincar:

Com um giz, desenhe no chão um grande labirinto de formas quadradas, uma dentro da outra, com no mínimo cinco figuras. Cada quadrado terá, em dois de seus lados opostos, um espaço livre para saída e entrada.
Em cada nível, as passagens ficam em lados opostos diferentes, por exemplo, se no primeiro quadrado, o menor, as saídas ficarem do lado direito e esquerdo, no quadrado seguinte elas deverão ficar em cima e embaixo.
Um participante é eleito o perseguidor. Ele ficará do lado de fora do labirinto, enquanto os fugitivos ficam dentro. O perseguidor é obrigado a respeitar os limites do labirinto, mas os fugitivos podem utilizar um recurso extra para escapar: sempre que estiverem na quina de um quadrado, eles podem se posicionar de costas e pular para trás, para o quadrado maior. Ao fazer isso, ele precisa dizer em voz alta "tchula".
Esse movimento ser feito várias vezes, porém, ele serve apenas para sair do labirinto, e não para entrar – nesse caso é preciso passar pelas aberturas novamente.
Quando um dos fugitivos é pego, ele assume o papel de perseguidor. Como a palavra mágica deixa o perseguidor em desvantagem, uma ideia é colocar dois perseguidores no labirinto. Dica: bole novos percursos, intercalando passagens redondas e quadradas. Assim fica mais difícil usar o truque da palavra.
Esta brincadeira também se chama...
Tchula, chula
 
42- ALERTA
 

Faixa etária: Acima de 6 anos

Local: Parque, Praia, Condomínio, Praça, Quadra de esportes

Estimular: Velocidade, Memória, Criatividade, Condicionamento físico, Atenção, Conhecimento de cores, Movimento

Participantes: 5+

Material: Uma bola

Como brincar:

Antes da brincadeira começar, cada jogador escolhe um apelido. Pode ser uma cor, um número, outro nome, uma fruta – enfim, o que a imaginação permitir.
Um dos participantes é escolhido para começar e ficará com a bola nas mãos.
Ele fica à frente e de costas para o restante do grupo, que se espalha atrás dele. O jogador lança a bola com força para o chão – para que ela quique bem alto – ao mesmo tempo em que fala o apelido de uma das outras crianças do grupo. Esta, por sua vez, deve correr para pegar a bola, enquanto os outros participantes correm no sentido oposto. Ao pegar a bola o jogador deve gritar: “Alerta”.
Nesta hora, todos os jogadores param no lugar onde estão. O jogador com a bola pode dar três saltos e tentar ‘queimar’ alguma outra criança.
Se conseguir, quem foi atingido fica à frente da fila com a bola na mão. Caso contrário, ele mesmo deve ficar à frente da brincadeira.
Dica: quem errar o apelido ou disser um apelido que não existe – o que nesse jogo é muito comum – deve pagar uma prenda
 
43- TEATRO DE FANTOCHES
 

Faixa etária: Acima de 2 anos

Local: Dentro de casa, Quintal

Estimular: Criatividade, Imaginação, Linguagem

Participantes: 2+

Material: Bonequinhos de pano

Como brincar:

Feitos de pano e com um buraco, que pode ser vestido como uma luva – que permite fazer os movimentos de boca -, os personagens parecem ganhar vida própria. Não é à toa que cativam facilmente a criançada pelas cores, formatos diferentes e as vozes caricatas.
Use sua criatividade para fazer os bonecos com retalhos, meias velhas, botões para os olhos ou canetinhas coloridas. Você pode usar bolas de isopor para dar formato à cabeça. Invente personalidades e histórias para eles.
Com crianças mais velhas, peça para que elas desenvolvam seus próprios brinquedos e depois contem histórias com eles.
Esta brincadeira também se chama...
Fantoches
 
44- EM QUE MÃO ESTÁ?
 
 
Faixa etária: Acima de 2 anos

Local: Dentro de casa, Salão de Festas

Estimular: Cooperação, Coordenação motora, Concentração

Participantes: 4+

Material: Um objeto que caiba na mão fechada

Como brincar:

Com as mãos para trás esconda um objeto pequeno - pode ser uma moeda, uma bola de gude, um anel - em uma das mãos. Depois estenda os braços em formato de X à frente da criança e peça para que ela adivinhe em que mão o objeto está.
Esta brincadeira também se chama...
Adivinha
 
45- ONDE ESTÁ?
 
 
Faixa etária: Até 1 ano

Local: Dentro de casa

Estimular: Linguagem

Participantes: 2+

Como brincar:

Com a criança no colo ou bem próxima a ela a mãe faz perguntas sobre onde estão as partes do corpo da criança. Quando ainda são muito pequenas, a própria mãe deve fazer a pergunta e respondê-la tocando na parte do corpo do bebê. Conforme ficarem maiores, estimule-as a apontar onde estão as partes do corpo. Se forem mais velhas, esconda objetos como brinquedos e peça para que elas procurem.



2 comentários:

  1. Adri,
    Quero dividir com você o selinho que ganhei!
    Ele está lá no meu blog disponível para você colocar no seu:
    http://cynthiablanco.blogspot.com/2012/02/meu-primeiro-selinho.html
    Kiss...
    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Adri,
    Participa deste TAG que eu recebi.
    Indicquei o seu blog.
    http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2012/03/sobre-mim.html
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Curso online de Inglês Completo (aulas online ao vivo de conversação)
Cursos Online na área de Ciências Humanas e Sociais

BRINDES EDUCATIVOS - CLIQUE AQUI


Qual tem sido a maior oportunidade de melhoria na qualidade de ensino?