EDUCASUL - 24 A 26 DE OUTUBRO

Curso online de Aprendizagem Montessoriana
Curso online de Alfabetização

Pesquisar neste blog

sábado, 17 de setembro de 2011

47) Série 100 Brincadeiras - Encontre a Brincadeira Ideal Para o seu Filho - 31-35

31- PULA SELA


 Faixa etária: Acima de 6 anos

Local: Calçada, Praia, Quintal, Quadra de esportes, Condomínio, Parque

Estimular: Agilidade, Coordenação motora, Equilíbrio, Resistência, Força, Expressão corporal, Socialização

Participantes: 4+

Como brincar:

Os participantes saltam uns sobre os outros apoiando a mão sobre as costas dos jogadores agachados, ou seja, "selando" as costas do amigo.
Eles formam uma fila, exceto um, deixando uma distância de cerca de 2 metros entre uma pessoa e outra. Quem estiver na fila fica com as costas curvadas apoiando as mãos sobre os joelhos. Quem fica de fora começa saltando sobre as costas de cada participante, até passar por toda a fila.
Ao pular o último participante, o primeiro saltador também colocará as mãos no joelho e depois dará um sinal para quem está no fim da fila. Esse passa a ser o saltador e pula por toda fila até chegar no começo dela e voltar a posição inicial, dando sinal para o saltador seguinte.
Assim a brincadeira segue até que a fila chegue de novo ao primeiro saltador. Dica: os participantes podem inventar regras para o salto e os outros deverão copiá-la. Por exemplo: pular com a mão aberta; apoiar apenas as pontas dos dedos, etc. Nas brincadeiras com crianças mais novas, elas devem ficar de joelhos, para ter mais apoio, e não somente abaixadas, ao servir de sela.
Esta brincadeira também se chama...
Pula carniça, pula mula, carniça.

32- ESCRAVOS DE JÓ


Faixa etária: Acima de 3 anos

Local: Praça, Parque, Calçada, Salão de Festas, Dentro de casa, Condomínio

Estimular: Atenção, Concentração, Cooperação, Coordenação motora, Linguagem, Memória, Ritmo

Participantes: 4+

Material: Pedrinhas ou objetos pequenos

Como brincar:

Os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem seguindo o ritmo da música “Escravos de Jó”:

Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só)
Tira, (cada um levanta a pedra que está em suas mãos)
põe, (colocam a pedra de novo no chão)
deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita)
fazem zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)
zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam)
zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente)

Dicas: faça a mesma coreografia com os participantes em pé; no lugar da pedra, eles devem usar os próprios pés. Use duas pedrinhas em vez de uma. Para familiarizar a criança com os conceitos de dar e receber, sugira o uso do brinquedo favorito de cada um no lugar das pedras.

33- SERPENTE


Faixa etária: Acima de 3 anos


Local: Parque, Salão de Festas, Praia, Praça

Estimular: Coordenação motora, Cooperação, Estratégia, Resistência, Condicionamento físico

Participantes: 8+

Como brincar:

A brincadeira é semelhante ao pega-pega, mas cada jogador que é pego dá a mão para o pegador e também começa a perseguir os outros participantes.
Cada jogador capturado se une formando uma grande corrente. Quanto maior a serpente, mais difícil será para os perseguidores alcançarem os perseguidos. Aí entra a criatividade para bolar estratégias que possam ajudar na captura, como formar um ‘paredão’ para não deixar ninguém passar.

Dica: com grupos grandes, faça uma disputa entre serpentes. Divida os jogadores em equipes de 4 a 6 crianças, unidas pela cintura em fila indiana. Quem estiver na frente é a ‘cabeça’ da serpente e deve perseguir e pegar o último jogador (a cauda) das outras serpentes. Ao mesmo tempo, deve proteger a própria ‘cauda’.

34- JOGO DA MEMÓRIA


Faixa etária: Acima de 5 anos

Local :Salão de Festas, Dentro de casa, Quintal

Estimular: Memória, Estratégia

Participantes: 2+

Material: Jogos de memória ou cartolina e revistas velhas

Como brincar:

Existem várias maneiras de brincar com este jogo que desafia a cuca. Compre cartas de jogo da memória – elas são facilmente encontradas em bancas de jornal e livrarias e até mesmo atrás de caixas de biscoito, cereais e gelatinas – ou então as desenvolva você mesmo.
Em uma cartolina faça cartas do mesmo tamanho em uma quantidade par. Recorte imagens de revistas ou jornais velhos, elas não precisam ser necessariamente iguais para formar os pares: duas mulheres, dois gatos, dois homens, por exemplo; duas bolas ou dois quadrados; ou objetos que se complementem – um lápis e um caderno, uma vasilha de água e um cachorro, por exemplo.
Distribua as cartas sobre a mesa com os desenhos virados para baixo. Alternadamente os jogadores deverão abrir duas cartas. Se elas formarem um par, são retiradas do jogo e valem um ponto para o participante, caso contrário elas são viradas novamente e podem ser reviradas em outra jogada. Cada vez que um participante acerta um par, terá mais uma chance para tentar outro par, quando errar, passa a vez para o próximo. Quanto maior o número de cartas, mais difícil ficará o jogo.
Uma alternativa é montar em uma cartolina uma sequência específica, ela pode ser de cores, animais, objetos, etc. Deixe que os participantes vejam esta sequência por poucos segundos e depois peça para que eles tentem reproduzi-la em uma folha de caderno. Vence quem acertar a maior parte dela.
Esta brincadeira também se chama...
Memória

35- CHARADAS


Faixa etária: Acima de 5 anos

Local: Quintal, Praça, Parque, Dentro de casa, Salão de Festas

Estimular: Criatividade, Estratégia, Linguagem, Socialização

Participantes: 8+

Como brincar:

Nesta brincadeira é preciso ficar atento ao jogo de palavras presentes nas perguntas, pois, muitas vezes a resposta está ali mesmo. Com crianças mais jovens o ideal é que um adulto coordene o jogo. Ele fará perguntas para os outros participantes e, quem acertar, ganha um ponto.
As charadas mais comuns são as também chamadas ‘o que é, o que é’, alguns exemplos clássicos são: “O que é o que é que corre de pé é cai deitado? (as gotas de chuva)”; “o que é o que é que está no meio do coração? (a letra A)”, entre outras. No entanto essas adivinhações têm um prazo de validade. Normalmente quem responde às charadas não se esquece das respostas jamais. Por isso, um bom desafio é pedir para que os participantes criem suas próprias charadas e desafiem uns aos outros.
Esta brincadeira também se chama...
O que é, o que é?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso online de Inglês Completo (aulas online ao vivo de conversação)
Cursos Online na área de Ciências Humanas e Sociais

BRINDES EDUCATIVOS - CLIQUE AQUI


Qual tem sido a maior oportunidade de melhoria na qualidade de ensino?