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domingo, 11 de setembro de 2011

43) Série 100 Brincadeiras - Encontre a Brincadeira Ideal Para o seu Filho - 11-15

11- CORRIDA DO OVO


Faixa etária: Acima de 7 anos

Local: Praia, Calçada, Quintal

Estimular: Agilidade, Coordenação motora, Equilíbrio

Participantes: 2+

Material: Uma colher e um ovo cozido para cada participante ou equipe

Como brincar:

Para a disputa tradicional marque um ponto de largada e outro de chegada. Os participantes devem atravessar de uma linha a outra segurando com a boca a colher, sobre a qual se equilibra o ovo. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo.
Para os mais jovens, deixe que segurem a colher com uma das mãos e diminua o percurso; para os mais velhos, a disputa ficará mais divertida sem a ajuda das mãos ou com obstáculos como pneus no decorrer do percurso. Para diminuir um pouco a sujeira, cozinhe o ovo.
Dica: a brincadeira também pode virar uma corrida de revezamento bastante divertida. Divida as crianças em duplas, sendo que cada uma ficará em um dos pontos opostos (chegada e partida). Quem está com o ovo precisa correr até a dupla e passar o ovo na colher da outra criança sem a ajuda das mãos.
Esta brincadeira também se chama...
Corrida de ovo, corrida com ovo na colherBrincadeiras relacionadas

12- ORDEM


 Faixa etária: Acima de 7 anos

Local: Quintal, Condomínio, Quadra de esportes

Estimular: Agilidade, Equilíbrio, Coordenação motora, Criatividade, Atenção, Linguagem, Sequência

Participantes: 2+

Material: Uma bola

Como brincar:

Nessa brincadeira as crianças ficam de frente para uma parede com uma bola na mão. Cada vez que elas jogam a bola contra a parede devem obedecer as 'ordens' da cantiga.
Por exemplo, quando cantam 'ordem! Com um pé só' jogam a bola contra a parede, levantam uma das pernas, pegam a bola outra vez para jogá-la na parede novamente e cumprir outra ordem.
Alguns exemplos de ordens:
- Ordem! Em seu lugar.
- Ordem! Sem rir.
- Ordem! Com um pé só (joga a bola e levanta um pé).
- Ordem! Com o outro (joga e levanta o outro pé).
- Ordem! Com uma mão (pega a bola só com uma mão).
- Ordem! Com a outra (pega a bola com a outra mão).
- Ordem! Batendo palmas (joga e bate palmas).
- Ordem! Com Pirueta (joga e roda).
- Ordem! Atrás e adiante (joga, bate palmas nas costas e na frente).
- Ordem! Bate-queda (joga, bate palmas e bate no colo).
- Ordem! Com perdão (joga e ajoelha).

Durante o jogo a bola não pode cair no chão. Use sua criatividade e invente novas ‘ordens’ durante a brincadeira. Ela ficará mais difícil se as crianças, em duplas e com duas bolas, trocarem as bolas enquanto obedecem as ordens da cantiga.

13- O MESTRE MANDOU


Faixa etária: Acima de 4 anos

Local: Condomínio, Praia, Quintal, Salão de Festas, Quadra de esportes, Calçada

Estimular: Concentração, Imaginação, Coordenação motora, Agilidade, Atenção, Linguagem corporal

Participantes: 3+

Como brincar:

Um dos participantes é encarregado de ser o mestre e ficará a frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “Macaco Simão mandou”.
As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas. Por isso, esse é um jogo que exige bastante atenção, uma vez que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumprir as ordens sem as palavras de comando.
A diversão está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe, que pode pedir, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou... pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma!”
Esta brincadeira também se chama...
Meu mestre mandou, seu mestre mandou, Macaco Simão

14- PEGA-BANDEIRA


Faixa etária: Acima de 8 anos

Local: Praia, Quintal, Condomínio, Quadra de esportes

Estimular: Agilidade, Estratégia, Socialização

Participantes: 8+

Material: Panos em duas cores diferentes

Como brincar:

Os participantes são divididos em dois times. Divida o espaço em dois campos de tamanhos iguais - quanto mais comprido e estreito o campo, mais difícil fica o jogo. Cada time deve colocar a bandeira - que pode ser um pedaço de pano ou lençol - no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo.
O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.
Dicas: experimente espalhar várias bandeiras nos campos adversários, ou faça a brincadeira em um espaço bem grande sem delimitar os territórios.
Esta brincadeira também se chama...
Pique-bandeira, bandeira, bandeirinha, rouba bandeira, bimbarra, capture a bandeira, barra bandeira, rouba lata

15- PIPA


Faixa etária: Acima de 4 anos

Local: Praia, Praça, Parque

Estimular: Conceitos de física, Criatividade, Coordenação motora, Movimento

Participantes: 1+

Material: Papel de seda, barbante ou linha, cola bastão, sacos de lixo, varetas, lata

Como brincar:

O objetivo é manter a pipa no ar pelo maior tempo possível. Para os menos experientes, o ideal é contar com um ajudante, que ficará à frente do empinador a uma distância de 20 metros, segurando a pipa em uma inclinação de mais ou menos 60°, enquanto o empinador segura o carretel com a linha bem estendida. Quando perceber um vento bom, o ajudante fará um sinal para o empinador, que deve recolher a linha com as mãos, em movimentos constantes.
Quando o vento estiver bom, o empinador deve aproveitar para soltar o máximo de linha possível. Se a pipa começar a cair, é só recolher a linha até achar um ponto em que o vento esteja mais forte – e levantá-la de novo.
Vale soltar a criatividade para montar pipas coloridos e diferentes. Use papeis coloridos ou sacolas plásticas em tiras para fazer a rabiola. Existem pipas mais simples, que podem ser puxadas por crianças entre 2 ou 3 anos porque são feitas de jornal, barbante e não têm varetas. A partir de 6 e 7 anos, as crianças têm mais desenvoltura para a atividade.
Esta brincadeira também se chama...
Papagaio, papagaio de papel, réu-réu, pandorga, raia, quadrado, piposa, arraia, pepeta, califaBrincadeiras relacionadas





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