16- JOGO DE MÃOS
Faixa etária: Acima de 7 anos
Local: Parque, Praça, Quintal, Praia, Condomínio, Salão de Festas, Dentro de casa, Quadra de esportes
Estimular: Atenção, Concentração, Coordenação motora, Lateralidade
Participantes: 2+
Como brincar:
Um dos participantes fica com as duas mãos estendidas com a palma virada para cima, o outro fica com as palmas das mãos viradas para baixo na mesma direção, a uma distância de uns 10 centímetros acima das mãos do adversário.
Quem está com as mãos embaixo precisa atingir as mãos do outro jogador por cima, com um leve tapa. Este, por sua vez, precisa tirar as mãos o mais rápido possível, para não ser atingido. Se for pego, a dupla troca a posição das mãos e a brincadeira recomeça.
Esta brincadeira também se chama...
Duelo de mãos, bate na mão
17- CABO DE GUERRA
Faixa etária: Acima de 7 anos
Local: Quintal, Praia, Salão de Festas, Condomínio, Quadra de esportes, Calçada, Praça, Parque
Estimular: Agilidade, Condicionamento físico, Cooperação, Coordenação motora, Força, Resistência, Socialização
Participantes: 4+
Material: Corda, pedaço de pano ou fita, vareta
Como brincar:
Divida os participantes em duas equipes, procurando equilibrá-las em número e força. Marque o centro da corda com um pedaço de pano ou fita de modo, posicionando-o sobre uma marcação no chão que pode ser feita com uma vareta ou giz.
Com os integrantes enfileirados a, cada equipe deverá puxar uma das pontas da corda. Não se esqueça de deixar um espaço de cerca de 1,5 metro de corda livre no meio. O primeiro time que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para frente da linha central será o vencedor.
Dica: com crianças menores, a alternativa pode ser o cabo de guerra no círculo. Faça um círculo com uma corda ou um varal e coloque panos e fitas em volta dele a uma distância 3 metros ou mais de acordo com o número de participantes. Cada jogador ficará de frente para o seu pano segurando a corda com uma das mãos. Vence quem alcançar o seu alvo primeiro sem soltar a corda.
Esta brincadeira também se chama...
Corda, jogo de corda
18- BATATA-QUENTE
Faixa etária: Acima de 4 anos
Local: Praia, Quintal, Praça, Parque, Salão de Festas, Condomínio, Dentro de casa
Estimular: Coordenação motora, Atenção, Agilidade, Socialização
Participantes: 5+
Material: Uma batata, uma bola ou outro objeto que possa ser passado rapidamente de mão em mão
Como brincar:
Os jogadores formam um círculo, com um deles sentado ao centro da roda com os olhos vendados. No círculo, cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está a sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente... ’. A qualquer momento o jogador que está vendado pode gritar: ‘Queimou!’
Quem estiver com a bola nas mãos nesse instante será o próximo a ir para o centro da roda.
Dica: para deixar mais divertido, o jogador central pode dar ordens para os outros participantes. Se ele gritar ‘Meia-volta!’, a bola deve girar no sentido contrário; ‘Com uma mão!’, os jogadores passam a bola entre si com uma mão só.
19- ESTÁTUA
Faixa etária: Acima de 5 anos
Local: Praça, Parque, Salão de Festas, Condomínio, Dentro de casa
Estimular: Atenção, Concentração, Equilíbrio, Criatividade, Linguagem corporal, Resistência, Coordenação motora
Participantes: 3+
Como brincar:
Um dos participantes, escolhido para ser o líder, coloca uma música. Enquanto a música toca os jogadores dançam livremente, mas quando o líder disser: “Estátua!”, a música para e todos os participantes devem congelar e manter a mesma pose sem mexer.
A última estátua a permanecer de pé será a vencedora.
Dica: o líder pode andar entre as estátuas fazendo piadas e caretas para conseguir que uma das crianças caia na risada – só não vale fazer cócegas. Quem se mexer será eliminado. Para voltar à dança, basta o líder colocar a música outra vez.
Faixa etária: Acima de 4 anos
Local: Calçada, Quintal, Praça, Parque, Dentro de casa, Condomínio
Estimular: Atenção, Concentração, Agilidade, Ritmo
Participantes: 2+
Como brincar:
Os participantes sentam em círculo e intercalam as palmas das mãos viradas para cima, de modo que a mão direita de um bata sobre a palma da mão direita do integrante à esquerda. Assim que o integrante for tocado, deverá bater na palma do participante seguinte e assim por diante. As palmas seguem a silabação da música:
"A-do-le-tá
Le peti
Tole tolá
Le café
Com chocolá
A-do-le-tá
Puxa o rabo do tatu
Quem saiu foi tu!”
Quando a cantiga terminar, o último participante a ser atingido será eliminado e o jogo recomeça, até restar um. O participante que está na berlinda também pode tentar tirar a mão e, assim, se safar.
Esta brincadeira também se chama...
Adoleta, adotecá
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