EDUCASUL - 24 A 26 DE OUTUBRO

Curso online de Aprendizagem Montessoriana
Curso online de Alfabetização

Pesquisar neste blog

domingo, 11 de setembro de 2011

42) Série 100 Brincadeiras - Encontre a Brincadeira Ideal Para o seu Filho - 6-10

6- TACO


Faixa etária: Acima de 6 anos

Local :Calçada, Praia, Quadra de esportes

Estimular: Agilidade, Cooperação, Coordenação motora, Atenção, Mira, Velocidade, Força

Participantes: 4+

Material: Uma bola de tênis, bastões (que podem ser feitos com cabo de vassoura), lata ou garrafa para servir de base e giz para marcar a base.

Como brincar:

Nessa versão simplificada do baseball, o grupo é dividido em dois times: um começa com os tacos – são os rebatedores – e outro com a bola – são os lançadores.
Para o campo, desenhe dois círculos com giz no chão distantes cerca de 8 a 15 metros uma da outra. Dentro dele ficarão as bases. À frente das bases ficam os rebatedores e atrás do limite das bases os lançadores. Os lançadores devem tentar derrubar a base oposta com a bolinha, enquanto os rebatedores devem defender a base com o taco. Se o rebatedor acertar a bola, o lançador que a jogou corre para pegá-la. Enquanto, isso, os rebatedores correm entre as bases e batem os tacos quando se cruzam. Cada batida vale um ponto.
Quando o lançador pega a bola, os rebatedores param de correr. Se a base for derrubada, os times trocam de posição. Se houver mais de duas duplas os rebatedores saem, os lançadores viram rebatedores e uma nova dupla ocupa os lugares de lançador. É possível incorporar outras regras para dar uma variada no jogo, como, por exemplo, o lançador quando alcançar a bola pode tentar ‘queimar’ um dos rebatedores do lugar onde está, se este for atingido estará eliminado do jogo.
Esta brincadeira também se chama...
Béts, bétis, bats

7- MÃE DA RUA


Faixa etária: Acima de 4 anos

Local: Praça, Parque, Salão de Festas, Condomínio

Estimular: Atenção, Equilíbrio, Velocidade, Coordenação motora, Agilidade

Participantes: 8+

Como brincar:

Escolha um dos participantes para ser a mãe da rua. Com um giz, desenhe duas riscas paralelas com uma distância de cerca de dois metros entre elas. O lado de dentro das riscas será a rua e o lado de fora, as calçadas. Cada time ficará em uma das calçadas.
O objetivo é atravessar para o outro lado sem ser apanhado pela mãe da rua. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pé só.

8- CORRIDA NO SACO


Faixa etária: Acima de 7 anos

Local: Quintal, Praia, Quadra de esportes, Salão de Festas

Estimular: Agilidade, Condicionamento físico, Equilíbrio, Velocidade

Participantes: 2+

Material: Um saco de batatas, fronhas ou elásticos para amarrar as pernas

Como brincar:

Marque um ponto para ser a linha de chegada e outro de partida. Cada participante deve entrar no saco ou fronha ou ter as pernas bem presas por um elástico. Ao ser dado o sinal os jogadores, aos pulos, precisam cruzar a linha de chegada. Os tombos são inevitáveis, por isso, uma superfície segura é fundamental.
Dicas: quando o número de participantes for grande, divida-os em grupos iguais e faça uma disputa de revezamento. Cada jogador que chegar ao lado oposto passa o saco para o parceiro que fará o percurso de volta. Com sacos bem grandes os participantes podem pular em duplas dentro do mesmo saco.
Esta brincadeira também se chama...
Corrida de saco, corrida do saco, corrida de sacos

9- BARRA MANTEIGA



Faixa etária: Acima de 6 anos

Local: Calçada, Praia, Quadra de esportes, Condomínio

Estimular: Agilidade, Atenção, Cooperação, Velocidade

Participantes: 8+

Material: Giz para marcar a quadra

Como brincar:

Trace no chão duas linhas paralelas deixando uma distância de cerca de 8 metros entre elas. Divida os participantes em duas equipes. Os jogadores ficarão enfileirados, atrás de uma das linhas com a palma da mão virada para cima e o cotovelo dobrado na altura da cintura. Um representante de uma das equipes vai até o time adversário e passa de um em um, batendo levemente nas mãos estendidas, sendo que, a qualquer momento ele deve dar um toque mais definido em um dos adversários gritando: “Barra manteiga, na fuça da nega” e correr de volta em direção ao seu campo.
Quem for tocado corre atrás do outro jogador, este se for pego antes de voltar ao seu time passa a integrar a equipe adversária. Para animar ainda mais, o jogo pode ser acompanhado pela cantiga do verso: ‘Barra manteiga, na fuça da nega’. Vence a equipe que terminar com maior número de jogadores.


10- PEGA-PEGA


 Faixa etária: Acima de 4 anos

Local: Praia, Quintal, Quadra de esportes, Condomínio

Estimular: Velocidade, Coordenação motora, Agilidade, Atenção

Participantes: 5+

Como brincar:

O jogo começa elegendo um dos participantes como o pegador. Este, dado um sinal, passa a perseguir os outros jogadores. Quem for alcançado primeiro passa a ser novo pegador. Por sua simplicidade, não há limites para criar regras para este jogo.
Pode haver mais de um pegador ou os participantes podem correr de costas, por exemplo. Na versão ‘agachado’ quem estiver de cócoras fica a salvo, mas não pode permanecer nessa posição por mais de 5 segundos e o pegador não pode ficar muito próximo ao perseguido no momento dele levanta. Já no pique-pega, os participantes escolhem um lugar para o pique, pode ser uma árvore, uma trave da quadra. O jogador que tocar o pique durante a perseguição não poderá ser pego, mas, assim como no ‘agachado’ não pode ficar por ali por muito tempo. Da mesma forma, pode haver vários piques.
Esta brincadeira também se chama...
Apanhada, pega-vela, pega-gelo, pega-corrente, pique, pique-pega, piquesBrincadeiras relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso online de Inglês Completo (aulas online ao vivo de conversação)
Cursos Online na área de Ciências Humanas e Sociais

BRINDES EDUCATIVOS - CLIQUE AQUI


Qual tem sido a maior oportunidade de melhoria na qualidade de ensino?