EDUCASUL - 24 A 26 DE OUTUBRO

Curso online de Aprendizagem Montessoriana
Curso online de Alfabetização

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

22) Educação Sem Limites


     Educar o ser humano é uma tarefa difícil. Precisamos usar muita atenção e isso demanda tempo. 
     Quando observamos nosso cenário e percebemos que alguns valores estão deixando de existir, como por exemplo, corrupção na política, na religião, nas empresas, a dificuldade do cumprimento das leis e a idéia de que "ser esperto é que é importante", podemos então entender que a falta de limites tem acontecido na maior parte da educação de nossas crianças.
     Devemos destacar também que a ausência dos pais na vida das crianças pelo motivo de excesso de trabalho, os faz transferir a educação das crianças para a escola. Isso gera culpa nos pais que para compensar tais atitudes permitem demais impedindo de proporcionar a eles valores importantes na constituição da personalidade da criança.
     Com a idéia errônea de que dar liberdade total aos filhos seria a melhor saída, se contrapondo à idéia da repressão sócio-histórica em que viveram, pais ficaram com o conceito distorcido de educação, colhendo resultados desastrosos desse modelo.

   Os pais ainda exageram a respeito dos traumas que podem causar sendo exigentes na educação de seus filhos. O segredo é usar o bom senso e algumas regras para estabelecer limites e isso, fique tranquilo,  não arranca pedaço de ninguém. O importante é ter a consciência de que educar requer tempo, dedicação, disciplina, consciência e perseverança.
     A relação aluno-professor nas escolas chegou numa esfera muito agradável. A participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem está mais efetiva e totalmente diferente daquela onde o professor era apenas um transmissor de conhecimentos. A criança de hoje está mais bem estimulada e responde com maior agilidade ao meio, o que lhe confere a boa posição de ser participante nos grupos sociais; casa e escola especialmente. Entretanto, devido a falta de condução por conta da educação sem limites, a criança acaba se tornando um canhão sem direção, que atira para vários lados ao acaso a acerta em quem estiver na trajetória, e a si mesma invariavelmente.
      A situação de várias crianças e de suas famílias fica caótica, não existindo meio termo para classificar o que se passa nesta inversão de valores, onde inexiste a educação pautada em acompanhamento e com limites. Muitos pais crêem que o tempo dará jeito na questão, deixando à sorte o futuro de seus filhos.



     Está mais do que na hora de arregassarmos as mangas e assumirmos o papel de orientadores, guias, educadores. O tempo de começar é AGORA! Devemos nos envolver neste processo importante e determinador da vida do ser humano e para isso reservarmos um tempo, um espaço para esta luta. Sempre que desejamos muito alguma coisa damos um jeito no tempo e espaço para alcançá-la. O que nos impede de lutar por esta causa mais do que nobre? Qual medo existe em tentar educar os próprios filhos?
      É claro que o caminho é árduo e cheio de obstáculos, como em qualquer situação da vida.  Os rumos poderão ser diferentes, e certamente o serão. Outros benefícios virão naturalmente, como um maior sentimento de amor próprio, e em muitos casos, a unidade familiar. Mas é preciso começar, tentar, fazendo acontecer. Exerç a confiança em si próprio, mude o cenário e suas atitudes, assuma as responsabilidades e transmita muitos valores aos seus filhos. O resultado será de uma educação que dá segurança e conforto. E todos, pais e filhos desejamos isto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso online de Inglês Completo (aulas online ao vivo de conversação)
Cursos Online na área de Ciências Humanas e Sociais

BRINDES EDUCATIVOS - CLIQUE AQUI


Qual tem sido a maior oportunidade de melhoria na qualidade de ensino?