A constante melhoria do sistema de ensino e da escola é um objetivo perseguido pela administração em educação. A sociedade, organizada em instituições públicas e privadas, identifica a relevância da administração como um meio para atingir objetivos, avaliar processos e resultados, ajustar-se às demandas. A autora analisa as políticas públicas, a gestão democrática e a formação da equipe escolar. Vejamos o que ela diz a respeito de:
Políticas Públicas"As políticas públicas evoluem, e com elas evoluem os paradigmas. Buscam-se soluções para o gerenciamento e a qualidade educacional mediante a parceria com os que fazem a educação acontecer no cotidiano da escola."
Gestão democrático-participativa"A consolidação de uma gestão escolar de cunho democrático-participativo requer competência cognitiva e afetiva, respaldada na internalização de valores, hábitos, atitudes e conhecimentos."
Formação da equipe escolar"...a equipe escolar pode adaptar-se às novas possibilidades gestoras e pedagógicas...". Há necessidade de aprimoramento com base teórica e prática sobre gestão democrática...para que a equipe escolar "...possa exercer autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira."A inter-relaçãoAs escolas públicas devem planejar, a partir de sua realidade, integrando questões administrativas e financeiras com currículo e demais preocupações político-pedagógicas. É necessário, que a legislação vigente permita a prática da gestão participativa e da autonomia. A escola e sua equipe devem estar preparadas para ocupar esse espaço com compromisso, competência humana, teórica, técnica e política.
















Nenhum comentário:
Postar um comentário